Análise de vibração
Pressione a seta para baixo para exibir as leituras da velocidade de vibração (mm/s ou pol/s) ou deslocamento (µm ou mils) se selecionado, divididos em cada uma das 3 bandas.
O display mostra o nível de vibração nas faixas de frequência que são todas baseadas em múltiplos (1X, 2X e 3X) da Velocidade de funcionamento especificada, conforme exibido nos gráficos de 3 barras.
Para realizar a análise de vibração é importante que a velocidade de funcionamento da máquina seja inserida corretamente. Isso pode ser feito com o Assistente de Configuração. Vá para Configuração.
As faixas de frequência das bandas de VA são baseadas nos seguintes múltiplos da velocidade de funcionamento:
1X = desequilíbrio
O nível de vibração na banda de frequência baseado na velocidade de funcionamento é geralmente indicativo de quão bem equilibrada está a máquina. Uma grande vibração na velocidade de funcionamento geralmente indica que a máquina está desequilibrada. No entanto, mesmo uma máquina muito equilibrada apresentará tipicamente alguma vibração na velocidade de funcionamento, mas este valor deveria ser idealmente bastante baixo (por ex., tipicamente menos que cerca de 2 mm/s para uma máquina de tamanho médio).
2X = desalinhamento
Um alto nível de vibração na banda de frequência centralizada no dobro da velocidade de funcionamento é uma indicação possível de desalinhamento. Isso se baseia no fato de que o desalinhamento do eixo pode resultar em um pico duplo na forma de onda devido a haver dois centros de gravidade diferentes (um de cada eixo). Em outras palavras, o acelerômetro detecta um pico à medida que cada centro de gravidade passa e, portanto, haverá dois picos positivos e dois negativos a cada revolução do eixo. Isso normalmente dará origem a um sinal de vibração com o dobro da velocidade de funcionamento da máquina.
3X = folga:
A alta vibração na banda de frequência centralizada em 3 vezes a velocidade de funcionamento é uma possível indicação de que algo pode estar frouxo (por ex. parafusos de montagem frouxos, fundações fracas, etc.) pois não é comum ver vibração de terceira ordem em uma máquina, a menos que haja alguma folga estrutural que esteja sendo "excitada" pela vibração da máquina.
Espectro de frequência
Pressione o botão da seta para baixo mais uma vez para exibir os níveis de vibração mostrados como um espectro de frequência na faixa de 0 a 1 kHz. As alturas dos picos indicam o nível de vibração RMS (em mm/s ou pol/s) em cada ponto de frequência no espectro. As leituras à direita da tela mostram a frequência (em Hz ou CPM) e o nível de vibração RMS (em mm/s ou pol/s) na posição do cursor (linha vermelha pontilhada). A posição do cursor pode ser movida usando-se os botões da esquerda (<) e da direita (>).
Pressionar o botão de seta para baixo aumenta a resolução do eixo de frequência das 100 linhas (ou seja resolução de 10 Hz ou 600 RPM) para 800 linhas (ou seja Resolução de 1,25 Hz ou 75 RPM). Aumentar a resolução efetivamente aumenta o zoom no espectro de frequência. Para exibir o espectro completo na resolução mais alta, o display deve ser rolado usando-se os botões de seta para a esquerda e para a direita.